CONNEGUAM

O que é?

A CONNEGUAM – Comissão Norte e Nordeste de Guardas Municipais – nasceu da Consciência, Vontade e Ação de Guardas Municipais de Carreira dos Estados do Maranhão, Pará e Paraíba, que iniciaram um movimento com o objetivo de dar visibilidade e voz aos guardas municipais das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

O Movimento foi iniciado no XXV Congresso Nacional de Guardas Municipais, em novembro de 2015, resultando na realização do 1º ENNEGUAM – Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais – nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2016, na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica “Davi Miguel”, em Belem do Pará, onde foram eleitos até 5 (cinco) Guardas Municipais de Carreira de cada um dos seguintes Estados: Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará,  Pernambuco,  Piauí,  Roraima e  Tocantins, para  um mandato de 3 (três anos). A CONNEGUAM veio somar esforços junto às associações e sindicatos, e não para invadir e tomar seus espaços. É uma “Iniciativa de Guardas para Guardas”, e a prestação de quaisquer serviços pela Comissão é voluntária e gratuita.
As ações da CONNEGUAM são custeadas por guardas municipais participantes, entidades de classe, poder público e entidades da sociedade civil, enquanto parceiros e apoiadores.

Objetivos

A CONNEGUAM tem por objetivos:
  • pesquisar e identificar todas as Guardas Municipais das Regiões Norte e Nordeste do Brasil;
  • selecionar e/ou engajar os interlocutores municipais em cada uma das Guardas Municipais das Regiões Norte e Nordeste, mantendo contato permanente com a FRENNEGUAM; 
  • receber as demandas que lhe for encaminhadas através dos interlocutores municipais ou que de outra forma tomar conhecimento; 
  • analisar, relacionar e organizar essas demandas, de forma a decidir a(s) melhor(es) estratégia(s) para buscar a solução delas;
  • articular e acompanhar, junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário, nos três níveis de governo, a solução das demandas encaminhadas, a curto, médio e longo prazo;
  • articular a implementação da Lei nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) nos municípios cujas GMs possuam interlocutores municipais engajados no Projeto.

A CONNEGUAM coordena, também, o Projeto sobre a História das Guardas Municipais das Regiões Norte e Nordeste do Brasil, e o Projeto de Nivelamento Profissional dessas GMs.

Linha do tempo - ENNEGUAM

2015 História da CONNEGUAM
Início do CONNEGUAM

Nasce a CONNEGUAM em movimento iniciado durante o XXV Congresso Nacional de Guardas Municipais das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

2016 História da CONNEGUAM
1º ENNEGUAM

1º ENNEGUAM ( Encontro Norte Nordeste das Guardas Municipais) sediado em Belém - PA.

2017 História da CONNEGUAM
2º ENNEGUAM

2º ENNEGUAM sediado em Maceió - AL

2018 História da CONNEGUAM
3º ENNEGUAM

3º ENNEGUAM sediado em Palmas - TO

2019 História da CONNEGUAM
4º ENNEGUAM

4º ENNEGUAM sediado em Crato - CE

2022 História da CONNEGUAM
5º ENNEGUAM

5º ENNEGUAM sediado em Cabedelo - PB