A Segurança Pública em Cabedelo

A Guarda Metropolitana de Cabedelo foi criada em 25 de outubro de 1983 com o intuito inicial de proteger os bens, serviços e instalações do município, a GMC ao longo do tempo, além das atribuições constitucionais, passou a integrar o sistema único de segurança pública, na garantia à preservação da vida, no exercício da cidadania e dos direitos humanos fundamentais.

Atuação

Nos últimos anos, a instituição deu um salto de qualidade e produtividade, os investimentos em aparelhagem, infraestrutura e qualificação garantiram o reconhecimento dos municípios do estado e da região Nordeste, assim como os demais órgãos de segurança pública do Estado e da União como uma das melhores e mais eficientes Guardas Municipais dentre as cidades com menos de 100 mil habitantes.

A atuação integrada com as polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, ensejou, na última década, através dos indicadores, o status de município com maior redução da violência no Estado, com evolução contínua nos últimos seis anos consecutivos.

Evolução possibilitada pelas alterações na estrutura organizacional adotada a partir de 2016, em que os serviços operacionais específicos foram subdivididos em grupamentos e/ou serviços especializados.

Oferecer à população de Cabedelo uma cidade segura, onde seja possível transitar pelas ruas com tranquilidade, em um ambiente onde as leis e as regras de utilização do espaço público são respeitadas. Este é o objetivo da Guarda Metropolitana de Cabedelo (GMC) que, desde o início de 2021, mantém um plano estratégico de operações de destaque nas ruas da cidade. O balanço anual, referente ao ano de 2021, destaca a importância do papel das rondas preventivas e ostensivas. O saldo de apreensões de drogas e de abordagens a pessoas em atitude suspeita, de prisões e de registros de ocorrências evidencia a dedicação e esforço do efetivo