Conheça a Cidade

Cabedelo é um município da Região Metropolitana de João Pessoa, no estado da Paraíba.  Seu nome se deve à sua formação geográfica, na forma de um cabo, daí que o termo “cabedelo” significa pequeno cabo. No brasão da cidade está escrito Urbs Nescia Vinci, expressão latina que traduzida significa “A cidade que não sabe ser vencida”. Ou seja, o município de Cabedelo tem por lema não esmorecer, não fraquejar ou recuar frente aos problemas, não aceitar uma derrota enquanto se é possível lutar. E, sobretudo, vencer os desafios. Cabedelo é uma cidade litorânea, com algumas das praias urbanizadas mais conhecidas do estado, entre elas: Jacaré (praia fluvial), Poço, Camboinha e Intermares, espalhadas por 15 km de costa. Conforme informações divulgadas no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Cabedelo possui 31,42 km², 15 km de extensão por 3 km de largura. Segundo dados do IBGE (2021). Sua população é estimada em 69.773 habitantes. O município foi fundado em 1580, então pertencente ao município de João Pessoa. Cabedelo foi elevada à categoria de município por meio da Lei Estadual nº 1631, de 12 de dezembro de 1956.

O município possui o único porto do estado da Paraíba e é administrado pela Companhia Docas da Paraíba. Ele está localizado na margem esquerda do estuário do rio Paraíba, em área próxima à Fortaleza de Santa Catarina, um dos cartões-postais da cidade e do estado, tombado pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 24 de maio de 1938. O Porto de Cabedelo é considerado de pequeno porte e sua principal fonte de receita atualmente é o descarregamento de petcoque. Cabedelo possui o 351° maior PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil (IBGE, 2019) e o 3º maior da Paraíba, ficando atrás de João Pessoa e Campina Grande.

Eventos e Pontos Turísticos

Fortaleza de Santa Catarina

A costa de Cabedelo oferecia plenas condições para a construção de uma fortificação. Assim, provavelmente em 1589 foi iniciada a construção da Fortaleza de Santa Catarina, por ordem do governador Geral de Pernambuco, a fim de conquistar a região, fundar a Capitania da Paraíba e impedir as invasões dos estrangeiros. A Fortaleza de Santa Catarina representou um fundamental papel de defesa, sempre servindo como modo de impedir e dificultar as ações inimigas dos povos invasores.

Praia fluvial de Jacaré

Onde se canta o eterno Bolero de Ravel, com o cantor paraibano Jurandy do Sax, no famoso pôr-do-sol de Jacaré. A praia como o nome diz é fluvial, ou seja, localiza-se na margem de um rio, no caso, o rio Paraíba. A comunidade inicial da localidade era formada por pescadores e suas famílias. Até hoje, a pesca é uma atividade muito praticada no bairro. Conforme informações do site Praia do Jacaré (http://praiadojacare.com.br/): “A partir de 1985, a localidade recebeu itens de infra-estrutura, como iluminação pública, rede de energia elétrica e abastecimento de água. Nos anos 90, a duplicação da BR-230 influenciou a retomada do processo de urbanização da praia, revitalizando o comércio.

Parque estuário marinho de Areia Vermelha

Trata-se de um parque estadual para onde se dirigem muitos turistas no verão. A ilha de Areia Vermelha fica imersa na água e só quando ela sai à superfície, quando a maré está baixa, é que é possível usufruir de suas belezas e encantamento. Foi criada pelo decreto estadual 21.263, de 28 de agosto de 2000 e possui 230 hectares de área. Trata-se de um banco de areia com cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura. Há uma rígida legislação que impede os banhistas de poluírem o local, já que é uma área de preservação ambiental. O acesso é feito por meio de embarcações e se situa em frente à Praia de Camboinha, bem próximo à Praia de Poço.

REFERÊNCIAS:

  • BRASIL. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
  • MONTEIRO, Vilma dos Santos Cardoso. História da Fortaleza de Santa Catarina. João Pessoa: UFPB: Imprensa Universitária, 1972 (Col. “Piragibe”, vol. 1).
  • Praia do Jacaré. Disponível em: www.praiadojacare.com.br.